Inusitado
Idosa é velada ainda com vida em Bagé
Depois de horas de velório, mulher de 80 anos teve os sinais vitais verificados, foi constatada viva e encaminhada de volta ao hospital, mas morreu na ambulância
Em Bagé, na região da fronteira, uma idosa foi velada durante toda a madrugada desta terça-feira (19). Até aí tudo parece normal. O problema é que, durante o velório, ela ainda estava com vida. A mulher de 80 anos acabou novamente encaminhada ao hospital onde estava internada, mas acabou morrendo no trajeto.
De acordo com familiares, a idosa teve uma parada respiratória na noite de segunda-feira. Um médico da casa de saúde atestou o óbito e o corpo foi liberado por volta da meia-noite para ser levado à funerária para os devidos procedimentos e, posteriormente, ao Cemitério Ecumênico José de Arimateia, no bairro Getúlio Vargas, para o velório e enterro. No início da manhã, a família estranhou que a temperatura do corpo continuava normal, apesar da ausência da respiração. Foram verificados os sinais vitais e percebida a pulsação. O mesmo médico foi chamado imediatamente, avaliou a situação e chamou uma ambulância para que a idosa retornasse ao hospital, onde estava internada na UTI até a noite anterior. Durante o trajeto, no entanto, ela não resistiu.
A Brigada Militar esteve no cemitério ainda durante a manhã desta terça. Em entrevista à página Bagé 24 Horas, parentes da vítima relataram o fato com mais detalhes. "Eu velei a minha avó a noite inteira e ela estava com vida", lamentou o neto Josué Martins.
A história gerou revolta na população de Bagé. Nas redes sociais, os principais comentários questionavam a forma que foi atestado o óbito da vítima. "Como podem não ter percebido?", questionou uma internauta. Outro foi ainda mais enfático: "que vergonha o estado da saúde nesta cidade! Um verdadeiro descaso."
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário